Escrito por Enilda Falcão Lins    Sáb, 26 de Março de 2011 04:12
PDF
Vendo Como Deus Vê
Tamanho da Fonte

Tiago 2 .

Meus irmãos, vocês que crêem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas.” (v. 1).

Fazer acepção de pessoas significa fazer distinção motivada por vários aspectos: beleza, riqueza, status, cultura, cor, etc. Muitas vezes utilizamos esses padrões para estabelecer com quem vamos criar laços de amizades, a quem vamos dar mais atenção, a quem vamos ser mais atraente, e quem vai fazer parte do nosso circulo de amizades. Como somos tolos e insensatos! Como escolhemos mal! O padrão de Deus é totalmente diferente. Observemos como Deus falou a Samuel: “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei, porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porem o Senhor o coração”. Quantas pessoas que são pobres, quase não têm cultura, feios exteriormente, mas que são tão lindos interiormente!

Quantas vezes nos preocupamos tanto com nosso aspecto exterior! Queremos ter uma aparência mais jovem, fazer um bom regime para emagrecimento, andar com as roupas da moda, gastamos horas e horas com tantas futilidades, pois, nos preocupamos com o fato de sermos ou não aceitos pelo grupo do qual fazemos parte. Sentimos uma necessidade muito grande de aceitação e é normal. O que acontece, é que com essa preocupação, nos esquecemos muitas vezes de cultivar a beleza interior, que é muito mais importante aos olhos de Deus. Pedro exortou às mulheres qual deveria ser o verdadeiro padrão de beleza: “Não seja o adorno das esposas o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário, seja, porém o homem interior do coração unido ao incorruptível de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus”.

Por termos essa preocupação com a nossa aparência, é que também tendemos a julgar os outros por seu aspecto exterior, observando sua beleza, se é uma pessoa bem arrumada, que fala bem, se possui um padrão econômico bom, e assim por diante. Que possamos ter mais cuidado ao tratarmos as pessoas. Que aprendamos os ensinamentos de Tiago, colocando-os em prática no nosso viver diário. Que sejamos também mais cuidadosos com o cultivo da nossa beleza interior, pois, com certeza alegraremos o coração de Deus.

Reflexão: Este é o padrão de Deus para se apreciar uma pessoa, e não o aspecto exterior. Vamos olhar com mais amor para as pessoas simples, humildes, incultas, pobres e, se tivermos alguma inclinação para fazer alguma acepção de pessoas, confessemos nossos pecados a Deus e, peçamos que Ele remova de nós tudo que estiver em nosso interior que lhe desagrada e, que nos capacite enxergar o nosso próximo com os olhos do amor.

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...