Escrito por Enilda Falcão Lins    Seg, 04 de Novembro de 2013 12:30
PDF
O segredo do sucesso
Tamanho da Fonte

Josué 1.9.

"Seja forte e corajoso! Não fique desanimado nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” II Reis 5. 10-12.

Josué tremia na base... Deus o estava convocando para substituir o grande líder Moisés, que tinha morrido. Havia uma grande missão pela frente a ser cumprida, atravessar o Rio Jordão com o povo de Deus e, conduzí-los à terra prometida. As dificuldades não eram apenas essas, mas, ficar à frente daquele povo tão complicado e difícil de obedecer, era preocupante. Deus sabia como Josué estava se sentindo receioso. O peso da responsabilidade era grande demais! O Senhor então deu uma palavra de ânimo a Josué dizendo: “Você nunca será derrotado. Eu estarei como você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei.” Josué 1. 5. Que palavra preciosa e poderosa! Deus fez três promessas ao seu servo Josué, que certamente deve ter ficado cheio de um novo ânimo.



A cada convocação de Deus que recebemos para que realizemos uma missão especial, e, ou, a cada porta que Ele abre para nós de um trabalho, ou de um novo empreendimento, podemos aplicar essas promessas de Deus também para nós. Vejamos cada uma de per si:

“Você não será derrotado” – Esta foi a primeira promessa que Deus fez a Josué, naquela ocasião. Quando estamos no centro da vontade de Deus, podemos ter certeza absoluta do sucesso, da vitória. Todos os obstáculos serão superados, mesmo que tenhamos à nossa frente um “Rio Jordão” para atravessar, e, o faremos a “pés enxutos”, ou seja, alcançaremos pleno êxito, mas, não por nossa própria capacidade ou força, mas, porque Deus nos promete: “Você não será derrotado”.

“Eu estarei com você assim como estive com Moisés” – Esta foi a segunda promessa. As experiências do passado servirão de exemplo, de ânimo, de estímulo para nós, quando tivermos desafios a vencer na trajetória da vida. Podemos olhar para trás e ver que Deus sempre esteve com os seus servos, concedendo-lhes a vitória. Podemos citar o exemplo de Davi ao enfrentar o gigante Golias; Moisés ao atravessar o Mar Vermelho com o povo de Deus, fugindo de Faraó e seu exército; Daniel na cova dos leões; Paulo e Silas na prisão, etc. Em cada acontecimento desses, Deus estava com eles, agindo em favor dos seus servos. E não será diferente conosco.

“Nunca o abandonarei.” – Esta foi a terceira promessa que Deus fez a Josué e, que podemos tomar posse dela também. Saber que Deus está constante e ininterruptamente conosco, nos enche de ânimo. Que venham os inimigos, as tempestades, os mares revoltos, a ameaça que for não teremos medo de nada, pois, contamos constantemente com a presença do Todo-poderoso. Ele nunca nos abandonará. Em Hebreus 13 . 5b, o Senhor diz: “Não te deixarei, nem nunca te desampararei.” . E no versículo 6 de Hebreus 5 , lemos: Assim, com confiança, ousemos dizer: ‘O Senhor é o meu auxílio, não temerei. O que me poderá fazer o homem?”.

Portanto, podemos respirar fundo e, abrir um sorriso nos lábios, pois, nunca estamos sozinhos. Deus está sempre perto de nós, quer estejamos no quarto, no escritório trabalhando, ou enfrentando um trânsito estressante, ou preparando uma refeição na cozinha, ou aguardando o momento do médico chamar para a consulta, seja onde estivermos, tenhamos a certeza de que Deus está do nosso lado. Temos que nos lembrar disso sempre. Davi, no Salmo 16.8, disse: “Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim. Porque Ele está a minha direita, não serei abalado.”. Este é um exercício diário que temos de colocar em prática: procurar visualisar mentalmente, ao ponto de sentir a presença de Deus ao nosso lado, seja onde for que estivermos. Imaginemo-lo sentado ao nosso lado no ônibus, no consultório do médico, no seu trabalho, na escola, etc, e, isto vai fazer uma grande diferença. Creia!

Em Mateus 28 .20, lemos que Ele está conosco “até a consumação do século.”. Lembrarmos-nos dessa verdade pode ser muito importante para o nosso viver diário, pois, desenvolveremos a convicção da presença de Deus do nosso lado, ao longo de todo o dia, ao ponto de podermos dizer a Ele: “Bom dia”, “obrigado”, “socorro”, ou, “como eu te amo!”. E assim, seguiremos a jornada do dia, cheios de ânimo, coragem, alegria, tranquilidade e paz, mesmo diante de dificuldades e desafios que tenhamos de enfrentar.

Depois que Deus animou Josué com essas promessas, Ele também deu algumas ordens e diretrizes para que ele tivesse sucesso na missão tão árdua. Ele disse:

“Seja forte e muito corajoso” – Josué não podia ser tímido, nem medroso. O medo é uma arma poderosa que o inimigo usa contra nós, para que fracassemos. Quando sentimos medo, estamos dando uma demonstração de incredulidade. A timidez também nos amarra e, nos impede de agir. Quando somos atingidos por esses dardos do maligno e não buscamos nos livrar deles, caminhamos rumo ao fracasso. Portanto, nada de covardia, de medo, de timidez. Lembremos sempre que por maior que seja o obstáculo que tenhamos de enfrentar, o Senhor nos capacita para que o vençamos.

“Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o mesmo Moisés lhe deu.” - A mesma coisa Deus está dizendo para nós hoje. Se quisermos ter sucesso nos nossos empreendimentos, no trabalho, no ministério, no nosso viver diário, devemos ter cuidado em obedecer ao que está na Palavra de Deus.

“Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for.” – Está ai o segredo do sucesso: Não se desviar dos ensinamentos da Palavra de Deus. O Salmo 1. 1-3 diz: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”.

“Fale sempre do que está escrito no livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele.” - Só podemos falar do que está escrito na Palavra de Deus se a conhecermos, se a estudarmos com dedicação (dia e noite), ou seja, separando alguns momentos do nosso tempo diário para aprendermos os ensinamentos nela contidos. Daí a necessidade que temos de desenvolver uma intimidade com o Senhor, separando tempo para essa comunhão. Também devemos aproveitar as oportunidades que surgem para testemunhar e falar dos ensinos da Bíblia para as pessoas que ainda não conhecem o nosso maravilhoso Deus.

“Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.” – Assim concluiu o Senhor as exortações que fez a Josué. A obediência a tudo quato Ele disse e ordenou, seria fundamental para o sucesso. O Senhor revelou, pois, a Josué e revela a cada um de nós, o verdadeiro segredo do sucesso. Todos os passos estão claramente expostos no texto em meditação e, eles nos ajudarão também a vencer todos os obstáculos que surgirem à nossa frente. Lembremos que Josué foi um homem temente e obediente a Deus. Ele era um homem de fé, visão, coragem, lealdade, obediência, oração e dedicação a Deus e à sua Palavra. Essas características são de importância fundamental para que também alcancemos o sucesso.

Reflexão:Deus nos anima hoje, como também animou a Josué. Quem sabe, estamos em uma situação em que parece não termos mais o que fazer, que chegamos no fim da linha, ou que “Golias” está diante de nós e não temos forças para derrotá-lo! Depois de tudo o que refletimos, podemos concluir que Deus é o Todo-Poderoso e nos ajuda em todos os problemas da nossa vida, mas para isso, precisamos fazer aquilo que Ele nos manda fazer, pois, com Josué não foi diferente. Deus o animou com Suas promessas, mas, também lhe deu ordens que deveriam ser cumpridas para que ele fosse bem sucedido em tudo. “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”. Josué 1. 9. Vamos memorizar hoje este texto? Que Deus nos abençoe! Amém!


 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...