Escrito por Enilda Falcão Lins    Dom, 27 de Outubro de 2013 09:51
PDF
Não deixe se enganar
Tamanho da Fonte

Mateus 24 .4 – 14.

“Jesus respondeu: Tomem cuidado para que ninguém engane vocês.” Mateus 24 .4.

Durante esses últimos dias a humanidade viveu momentos de tensão, de expectação, com a notícia de que o mundo iria acabar no dia 21 de dezembro de 2012. Segundo as pessoas que prognosticaram esse acontecimento, tudo estava previsto no Calendário Maia. Quantas pessoas ficaram atribuladas, angustiadas, e cheias de medo! Outras chegaram a se preparar com muita antecedência estocando alimentos, prepararam abrigos, e outras coisas mais que achavam fundamentais, tudo visando sobreviverem à grande catástrofe que estaria por vir.



Passou o dia 21 de dezembro de 2012, e nada aconteceu... O texto de hoje nos chama a atenção para o problema dos enganadores. Mateus 24 . 4-5, diz: “Jesus respondeu: Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: Eu sou o Messias! E enganarão muitas pessoas.” Mateus 24 é um capítulo muito importante da Bíblia, e que devemos ler de vez em quando. Nele Jesus está predizendo algumas coisas que vão acontecer antes que ele volte à Terra para arrebatar a Sua Igreja, como, pessoas enganadoras que dizem ser Jesus, guerras e rumores de guerras, sedições (revoltas), nação contra nação, reino contra reino, terremotos em vários lugares, fomes em vários lugares, pestes também em vários lugares, coisas espantosas, grandes sinais dos céus, perseguição aos cristãos, ódio aos cristãos, até por pais, irmãos, filhos, parentes e amigos (mortes por isto), e serão atormentados por serem cristãos, entregues e açoitados, haverá escândalos, traições mútuas, aborrecimento mútuo, esfriamento do amor de muitas pessoas, e o Evangelho será negado em todo o mundo. O Mestre diz que não devemos ficar com medo ou preocupados, pois essas coisas devem acontecer antes da Sua volta. Se observarmos, estamos vivendo esses dias, que são prenúncios da segunda vinda de Jesus.

Não muito tempo atrás, apareceu um homem chamado “Vernon Howell americano (1959 – 1993), que mudou seu nome para David Koresh. Ele foi o líder de uma seita chamada Ramo Davidiano. Koresh acreditava que ele próprio era o Cristo, o “Filho de Deus”, o Cordeiro que poderia abrir os “Sete Selos”. Sendo assim, conseguiu arrebanhar cerca de 140 pessoas para uma fazenda denominada “Monte Carmelo”. Em 1993, sob denúncias de pedofilia e bigamia por parte de Koresh, o FBI invadiu a fazenda, que, depois de um cerco de 51dias, resultou no incêndio da sede dos seguidores do Ramo Davidiano. Koresh mais 54 adultos e 21 crianças morreram no incêndio”. Este é apenas um exemplo, haja vista que muitos falsos cristos já apareceram, como Inri Cristo, cujo nome de batismo é Álvaro Thais. Ele é um líder religioso brasileiro que proclama ser a reencarnação de Jesus Cristo. Fundou a organização Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade (SOUST) em 1982. E outros enganadores ainda haverão de aparecer.

A Bíblia narra a história de Adão e Eva que foram expulsos do jardim do Éden porque se deixaram enganar pela serpente (Satanás). Temos outros exemplos na Bíblia de pessoas que foram enganadas e perderam a bênção. Esaú perdeu o seu direito de primogenitura para Jacó, porque ele se deixou enganar. E Sansão? Este foi outro que perdeu sua força e sua vida porque se deixou enganar. Devemos estar alertas, vigilantes, e preparados, pois não sabemos quando vamos ser alvos de enganadores, entretanto, se formos cuidadosos no andar diário com o Senhor e, na leitura e meditação da Sua Palavra, receberemos d’Ele o discernimento e, consequentemente, o livramento.

Não nos deixemos enganar pelo pecado, por amigos, ou mesmo por pressão da sociedade. Muitas vezes cedemos a certas coisas porque o grupo social que fazemos parte acha que não é nada demais praticar tal coisa, ou acreditar em verdadeiras heresias. Até mesmo com certos pregadores que se dizem “profetas de Deus”, temos de ter cuidado. Pode, de repente, um desses se levantar dizendo que é Jesus Cristo, como tem acontecido, ou inventar alguma “profecia”... É por essas coisas que também estamos sempre batendo na tecla da necessidade de estudarmos a Bíblia, pois é nela que vamos verificar se as coisas que estão acontecendo e sendo anunciadas, estão de acordo com seus ensinamentos. Se uma profecia não bate com a Palavra de Deus, não vamos acreditar nela. Previsões de fim do mundo são falsas profecias.

Muitas previsões dessas já sugiram, como uma das mais conhecidas, a de William Miller. Em 1840, começou a dizer que o mundo ia acabar e Cristo regressaria, prevendo um grande incêndio entre 21 de Março de 1843 e 21 de Março de 1844. Camping foi outro que errou na previsão do fim do mundo. Ele estabeleceu a data do fim do mundo para o dia 6 de Setembro de 1994. Nada aconteceu! Outro profeta norte-americano foi William Branham. Depois de dizer que recebeu a visita de sete anjos, em Fevereiro de 1963, indicou que o fim do mundo seria em 1977. E, atualmente, a profecia de 2012, baseada no calendário maia, que terminou em 21 de Dezembro de 2012. Entretanto, há também quem acredite que no próximo ano a Terra vá colidir com um planeta, apelidado de Nibiru, ou ser sugada por um buraco negro...

O que a Bíblia diz a respeito do fim do mundo? Bem, pelas descrições dos acontecimentos constantes na Bíblia, podemos verificar que o fim se aproxima. Podemos mesmo dizer que estamos vivendo bem próximo do fim. Em 2 Pedro 3:3-4 lemos: “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” A vinda do anticristo é um sinal do fim. A Bíblia diz em 1 João 2:18 “Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.” É importante também assinalar o que disse Jesus sobre quando o fim do mundo chegaria. Em Mateus 24:14 , lemos “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”


Nos últimos dias homens vão querer se passar por Jesus para nos enganar, e é o que temos visto. A Bíblia diz em Mateus 24:23-24 o seguinte: “Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Podemos verificar isto em Mateus 24:29-30 , que diz: “Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”

Há outros textos importantes que eu quero destacar a respeito do assunto “sinais do fim do mundo”. Senão, vejamos: 2 Timóteo 3:1-5 “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta- te também desses.” Aqui podemos observar a condição moral da sociedade atual. A Bíblia diz em Daniel 12:4 , “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.” Aqui chamamos a atenção para o aumento de conhecimento que está acontecendo, bem como a facilidade de viajar de um lugar para outro.

A Bíblia ainda menciona outros sinais dos últimos dias, conforme podemos ver em Lucas 21:25-26 : “E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.” Promessas de paz e segurança é outro sinal dos últimos dias. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:2-3 “Porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.”

Que devemos fazer quando observamos estes sinais? É a Bíblia que vai responder em Mateus 24:42-44 : “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.”

Hoje em dia está havendo uma grande investida de Satanás, levantando essas pessoas, para que venham enganar a humanidade, e, se possível, até o povo de Deus. Este é um dos “sinais dos tempos”. Uma coisa é importante ser dita: Ninguém sabe quando ocorrerá este evento, nem mesmo o Senhor Jesus, somente Deus, o Pai, é quem sabe. É o que nos diz Mateus 24 .36: "Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai." Portanto, nada de ficar acreditando nessa ou naquela “profecia”, haja vista que ninguém pode dizer ou marcar a data do fim do mundo. Apenas podemos ver os sinais que evidenciam este acontecimento, e que estão relatados na Bíblia, nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João, no Novo Testamento. Eles relatam, em detalhes, o passo a passo deste evento, inclusive advertido pelo Senhor Jesus Cristo.

Reflexão: Jesus está voltando. Creia! Basta que leiamos cuidadosamente a Bíblia e verifiquemos as coisas que estão acontecendo, e que estão na Palavra de Deus relatadas. Devemos, pois, nos preparar para o acontecimento deste evento a qualquer momento. Permaneçamos vigilantes, cuidadosos, e não seremos enganados, e nem perderemos a bênção de sermos arrebatados na segunda vinda de Jesus. “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.” Mateus 24:42-44 .

 

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...