Escrito por Enilda Falcão Lins    Sex, 25 de Outubro de 2013 00:00
PDF
A Fórmula da Felicidade
Tamanho da Fonte

Lucas 11 . 27-28.

"Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.". Lucas 11:28 .

Sem dúvida alguma o maior anseio do homem é ser feliz e, em busca desse estado de felicidade ele percorre vários caminhos, segue diversas orientações e fórmulas, procura muitas vezes essa tal felicidade em várias religiões que existem por esse mundo a fora.
Muitos pensam que a felicidade está em possuir uma linda casa; ou uma fazenda com muitas árvores frutíferas, com criação de gado; ou uma casa na praia com varandas, redes para descansar, sentindo a suave e doce brisa do mar; outros pensam que a felicidade está em viver viajando para lugares distantes, etc. A lista é interminável...



Ah! A felicidade não está em nehuma dessas coisas! Quantos já tiveram todas essas coisas e, nunca souberam o que é ser feliz! Todos nós queremos ter felicidade, mas, nem todos sabemos onde encontrá-la de verdade. Há muitas pessoas que buscam a felicidade no alcool, nas drogas, no sexo, nas farras, nas diversões, pensando que o prazer de alguns minutos ou de algumas horas vai torná-las felizes. Ledo engano! Quando passa o efeito dessas coisas, então chega a ressaca, a decepção, a frustração, cansaço, tristeza que muitos chamam de "baixo astral"...

Para ser feliz precisamos de muito pouco. A felicidade não depende de bens materiais, de posições sociais, de fama, de cultura, nem de artifícios como alcool e drogas, pois, a felicidade está ao alcance de cada um de nós, dependendo apenas de que desejemos de verdade vivê-la. O que na maioria das vezes experimentamos e sentimos são momentos felizes, que são transitórios, quando, por exemplo, resolvemos um problema na Justiça que há anos nos perturbava; ou fazemos as pazes com um amigo que andava meio estremecido; quando revemos familiares que residem distantes; quando nos recuperamos de uma enfermidade e nos sentimos aliviados, etc.  Isso é estar feliz, é experimentar sensações de alívio e de bem-estar. São momentos transitórios, mas que são importantes, haja vista que não aguentaríamos viver só de problemas ou de dor.

Quando falamos em ser feliz, estamos nos referindo a um estado permanente de felicidade. Para que alcancemos esse estado permanente de felicidade, necessitamos aprender a fórmula certa e colocá-la em prática. Para isso é preciso que nos dediquemos a treinar todo dia como faz um atleta quando se prepara para uma olimpíada, com determinação, disciplina, buscando alcançar o alvo, que no nosso caso, é a felicidade permanente.

Será que podemos ser felizes quando as coisas não vão bem? Podemos sim e, essas ocasiões se transformam em verdadeiros treinamentos diários, e moldagens de caráter, quando aprendemos a tirar dos momentos de derrota, decepções, angústias, tristezas, sempre uma lição que irá nos impulsionar para uma próxima etapa da vida, com uma nova visão e com um novo conhecimento sobre o conceito de felicidade. Quando esses momentos difíceis passam, e começamos a colocar a verdadeira fórmula da felicidade em prática, podemos "virar a página" e agradecer a Deus pela oportunidade de uma nova lição e nunca desistir ou se desviar dos caminhos que nos conduzem à real felicidade.

No texto da meditação de hoje, Jesus nos apresenta a fórmula da verdadeira felicidade: "Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.". Lucas 11:28 . Qual é mesmo esta fórmula da felicidade? "Ouvir a Palavra de Deus + Obedecer a Palavra de Deus = Felicidade". Grave esta verdade em seu coração. Anote-a em sua Bíblia. Coloque lembretes com "Post it" no monitor do seu computador, no seu espelho, na porta da geladeira, haja vista que, isto faz parte do treinamento para que alcancemos a verdadeira felicidade, ou seja, para que possamos ser felizes permanentemente.

A Bíblia está repleta de textos que nos mostram com clareza que a felicidade se encontra quando ouvimos a Palavra de Deus e a colocamos em prática no nosso viver diário. Vejamos alguns a seguir:

"Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor e nessa lei eles meditam dia e noite ". (Salmos 1 .1-2);

"Felizes são os que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus, o Senhor! Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração." Salmo 119. 1-2;

"Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos." Salmo 112.1;

"Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade!" Salmo 128.1;

"Ó Senhor Deus, felizes são aqueles que tu ensinas, aqueles a quem ensinas a tua lei." Salmo 94.12;

Poderíamos citar vários outros textos, mas, fica a sugestão para você buscá-los na Bíblia, quando estiver fazendo seu exercício diário de capacitação para ser feliz permanentemente, ou seja, quando estiver lendo a Bíblia e nela meditando.

A obediência à Palavra de Deus gera felicidade, pois Ele deixou seus mandamentos para o nosso bem-estar. A obediência se inicia com o conhecimento do mandamento, e adquirimos tal conhecimento nos momentos devocionais, que passamos meditando na Palavra de Deus, e dessa forma começamos a sentir o desejo de seguir as instruções que Ele nos deu para nossa caminhada diária. É importante salientar que a obediência é uma questão de opção de cada um de nós. Aquele que achar que os mandamentos de Deus são bons e, vão trazer felicidade, mesmo que funcionem como repreensões, irá escolher trilhar pelo caminho da obediência e, a obediência é uma palavra que só tem efeito quando é praticada.

Diante de tudo quanto aqui foi colocado, concluímos que ser feliz não é ser rico, pobre, culto ou galgar as mais altas posições sociais. A felicidade transcende a classes sociais, culturas e costumes. Podemos encontrar pessoas pobres e que moram humildemente, que são mais felizes que muitos ricos que habitam verdadeiros palacetes. Ser feliz é um estado de graça permanente, que só quem ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática o alcança, independentemente do sol, da chuva ou do frio, ou do que esteja acontecendo em sua vida, seja bom, seja ruim.

Reflexão:Há um hino que diz: "Se paz a mais doce me deres gozar, Se dor a mais forte sofrer, Oh seja o que for, tu me fazes saber que feliz com Jesus hei de estar. Sou Feliz, com Jesus. Sou feliz com Jesus meu Senhor.". Felicidade pois, é ouvirmos os mandamentos do Senhor; Felicidade é saber que Jesus nos ama; Felicidade é confiarmos em Jesus e recebermos dele perdão, paz e esperança; Felicidade é ter certeza que Jesus é o melhor amigo, de todas as horas, e que sempre nos compreende; Felicidade é podermos trilhar os mesmos caminhos de Jesus, ter a Sua proteção e Seu conselho a cada passo que dermos. Portanto, quando nos dispusermos a ouvir e aprender os mandamentos do Senhor e, a obedecê-los, colocando-os em prática na nossa vida diária, seremos as pessoas mais felizes do Planeta Terra! Pense nisso!




 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Comentários  

 
#1 wanessa amador silva 09-09-2015 11:01
qual e a formula para a felicidade na concepção dos essecialista no assunto
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...