Escrito por Enilda Falcão Lins    Sáb, 12 de Outubro de 2013 17:58
PDF
Como É Difícil Esperar...
Tamanho da Fonte

Salmos. 27

“Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.” V. 14.


Esperar... Esperar na fila do banco, na fila do super mercado, o resultado de um exame, o aumento do salário, a nomeação para assumir um cargo, o conserto do carro, que a situação do nosso País melhore... Esperar tem sido algo que estamos sempre fazendo e, que muitas vezes tem nos angustiado, nos deixado impacientes e murmuradores.

Por outro lado estamos mal acostumados com os as coisas fáceis que a vida moderna nos tem proporcionado como, por exemplo, alimentos rápidos, compras na Internet sem sair de casa, e uma infinidade de coisas que poderíamos citar. Coisas que nos deixam a falsa percepção de que tudo é mais fácil e, que nos ensinam erroneamente a querer ter as coisas imediatamente.

Esperar não é todo mundo que sabe. Muitas vezes precisamos passar por um treinamento espiritual, e, é quando Deus permite que certas coisas aconteçam em nossa vida, para que possamos ter o nosso caráter moldado segundo o Seu padrão. O Pai amoroso vem e nos aplica uma disciplina, nos deixando em um leito de enfermidade, por exemplo, nos deixando completamente impotentes, nos sentindo um nada, sem forças para lutar com as próprias mãos. Ficamos totalmente dependentes do Senhor e, é justamente isso o que Ele quer que sejamos dependentes d’Ele.

 



No meio de tanta agitação, do corre-corre do dia em busca do ter, nos enchemos de agitações interiores, e nos distanciamos do Senhor por falta de tempo de estar assentado aos seus pés, absorvendo seus ensinamentos, fazendo-se necessário muitas vezes que Ele intervenha, nos ferindo de alguma forma, para que possamos aprender a ser dependentes d’Ele, a esperar, e a ter paciência. Depois de estarmos nos sentindo impotentes e sem condições de fazer alguma coisa por nós mesmos, o Senhor então começa a agir. Recebemos com a experiência do aprendizado da espera, a seguinte lição: Se queremos ver Deus agir, nossa vida precisa estar em qui etude e em repouso.

O salmista quando escreveu o Salmo 91, sabia muito bem o significado de estar quieto, esperando em Deus. Ele escreveu com muita inspiração: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo, e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus em quem confio”. (Salmo 90.1). Essa é uma declaração de quem sabia esperar no Senhor.

O salmista Davi no Salmo 40. 1, diz: “Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.”  Quem tem que esperar alguma coisa, quando se submete a Deus, desenvolve um aspecto do fruto do Espírito muito importante: a paciência, a longanimidade. Davi esperou com paciência no Senhor... Sábia decisão do salmista, esperar em Deus, certo de que Ele estava entrando com providência. Ele não se descabelou, não entrou em depressão, não resmungou, mas, esperou pacientemente e, provavelmente com louvor nos lábios, no coração. Na versso da Bíblia A Mensagem, lemos o Salmo 40.1, desta forma: “Eu esperei, esperei, e esperei pelo Eterno. Finalmente, ele olhou para mim; finalmente, ele me ouviu.” Percebemos que sua oração não foi prontamente respondida. Ele esperou, esperou e esperou..., isto é, com paciência.

Esperar no Senhor é uma lição que devemos aprender em nossa vida diária. Quantas vezes nos afligimos nos impacientamos porque as coisas não estão saindo como esperávamos? Não nos admiremos se o Senhor nos fizer passar pelo aprendizado da espera e da paciência... Estamos angustiados? Impacientes? Nervosos? Murmurando? Chorando? Revoltados? Hoje é o momento de mudarmos a situação, pois, quanto mais agirmos assim, mais a solução para nosso problema vai demorar, pois, Deus está nos ensinando a esperar e, esperar com paciência n’Ele. Então vamos fazer como o salmista quando disse: “Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois no Senhor”. Salmo 27. 14.

Reflexão: Agora é o momento de estarmos em quietude. Esqueçamos a agitação, a correria do dia a dia. Lembremos que, quando o povo de Israel atravessava o deserto, havia ocasiões em que a nuvem parava, o povo acampava e descansava sob a proteção de Deus. Apenas quando a nuvem começava a se movimentar é que o povo continuava a marcha. Vamos estar mais sensível ao que Deus está querendo nos dizer através dos acontecimentos, pois, Ele pode estar querendo nos dizer: “Espera em mim, somente em mim, e Eu vou fortalecer o seu coração. Espera filho meu somente em mim.” Amém?

 

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Comentários  

 
#1 Dalmair Sanches de S 07-06-2015 18:21
A irmã Enilda Lins, sempre foi e será um referencial na minha vida, na vida de minha filha, que desde pequena contava as experiências que passamos[censor ed] a JCA em que tínhamos[censor ed] lideres a irmã Enilda e o nosso Pr. IsaíasLins, que através do seu exemplo de vida, de família e principalmente de espera no Senhor, foi muito importante para minha vida e é até os dias de hoje. Um bom e marcante líder faz a diferença.Agradeço a Deus a vida deste lindo e abençoado casal. Um abraço!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...