Escrito por Enilda Falcão Lins    Seg, 30 de Setembro de 2013 11:20
PDF
I - Convocado Pelo Senhor!
Tamanho da Fonte

Neemias 2 .

“O Deus dos céus é que nos fará prosperar...”. Neemias 2 .20


O Senhor convocou Neemias para uma grande obra: Erguer os muros de Jerusalém que estavam caídos e, com os portões destruídos. Chegara o tempo de a cidade ser reconstruída, restaurada. Como Neemias podia atender à convocação do Senhor, se os obstáculos não fossem removidos? Neemias servia ao rei da Pérsia como copeiro. Certo dia, ele servia ao rei com o semblante muito triste e, logo o rei observando, indagou o motivo de sua tristeza. Após narrar o que tanto lhe entristecia, o rei perguntou o que ele queria. Diz o texto que antes de Neemias responder, ele orou ao Senhor. Provavelmente lançou uma “oração flecha”, ou tipo “S.O.S”, pedindo a orientação a Deus sobre o que responder. Deus estava com Neemias e , o obstáculo foi removido. O rei depois de ouvir o motivo da tristeza do seu copeiro e saber do desejo do seu coração, permitiu que ele fosse para Jerusalém para construir os muros e, lhe ajudou com madeiras, e, ainda lhe concedeu passe livre, para que pudesse transitar com tranquilidade pelas estradas, rumo às terras de Judá.

 



Mas, nem tudo foi flores para o servo de Deus. Chegando lá, foi recebido com bons olhos pelas pessoas que ali habitavam, mas, o maligno levantou três opositores para trazer perturbação à Neemias e para tentar impedir que os muros fossem reconstruídos, e para tentar impedir que os planos de Deus fossem colocados em prática: Sambalate, Tobias e Gesém, que tudo fizeram para desanimar Neemias e o povo. A resposta de Neemias para ele foi: “O Deus do céu é que nos fará prosperar...”.

Quando Deus nos convocar para realizar algo especial para Ele, não devemos ter medo. Devemos seguir a lição que Neemias nos deixou: Objetividade, coragem, dependência de Deus. Assim como o Senhor removeu os obstáculos que à vista humana pareciam sem solução, também fará o mesmo por cada servo que convocar para um serviço especial. Moverá corações, abrirá portas, levantará recursos materiais, levantará também pessoas para auxiliar, e dará capacidade para executar a obra. Certamente alguns obstáculos surgirão enviados pelo maligno, para zombar, para tentar atrapalhar e desanimar àquele que foi chamado pelo Senhor, mas, que estejam em cada coração as palavras de Neemias: “O Deus dos céus é que nos fará prosperar...”.

Na próxima reflexão sobre Neemias, iremos ressaltar algumas lições dos capítulos 1 e 2. Fica a sugestão de você ler durante a semana estes capítulos, e refletir a respeito de tudo quanto ali está narrado.

Reflexão: Quando Deus nos convocar para realizarmos algo para Ele, seja algo simples ou mais complexo, estejamos prontos para atender à Sua convocação, na certeza de que se formos obedientes, Ele haverá de suprir cada necessidade nossa, de remover cada obstáculo que surgir no caminho. Ele pode nos levantar para muitas coisas, não só no que diz respeito à uma tarefa missionária, um ministério, mas, pode se r uma coisa simples, como ajudar um irmão que está necessitado, um amigo que se encontra em apuros, etc. Seja o que for, que possamos dizer como Neemias: “O Deus dos céus é que nos fará prosperar...”

 

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...