Escrito por Enilda Falcão Lins    Qui, 26 de Setembro de 2013 18:36
PDF
Andando Diariamente Com O Meu Pastor
Tamanho da Fonte

Salmo 23

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”

Este é um dos Salmos mais conhecidos no mundo, entre crentes e mesmo não crentes. É um dos Salmos que primeiro decoramos ou memorizamos na Bíblia, seja na infância, ou quando nos convertemos quando adultos. Entre “decorar” e “memorizar” um texto bíblico existe uma grande diferença. O “decorar” consiste em uma atividade de mera repetição mecânica, e “memorizar” significa vivenciar, praticar e viver o q ue foi ensinado. O texto torna-se real em nossa experiência de vida. O importante não é o mero decorar, ou até mesmo memorizar, se não conhecermos o “Pastor” do Salmo 23. Quando O conhecemos e caminhamos diariamente com Ele, se passarmos momentos difíc eis, de solidão, desânimo, medo, incerteza, insegurança, perigo de morte, ameaças, e, lembrarmos que temos um Pastor que cuida de nós, que nos acompanha dia a dia, que nos cerca, nos protege, como faz diferença! Enchemo-nos de ânimo, de vigor, disposição para enfrentar as dificuldades e os desafios. Sentimos verdadeiramente que não estamos sozinhos.

Quando declaramos que “O Senhor é o meu pastor”, estamos fazendo uma declaração de confiança, de convicção, certeza absoluta de que estamos sendo cuidados por Deus, e sendo assim, “nada me faltará”. O meu Deus, o meu “Javé Raah” (o Senhor é o meu Pastor), irá suprir todas as minhas necessidades, sejam materiais, emocionais ou espirituais. É a provisão, o sustento de cada dia que Ele tão amorosamente nos dá.

 



Quando declaramos que “Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas”, significa que reconhecemos a bênção por Ele concedida de gozarmos de serenidade, de qualidade de vida. Sim, todos já passamos por momentos assim deliciosos, quando tudo está tão bem, tudo bonito, colorido, as coisas estão dando certo, tudo é promissor, saúde boa, os negócios vão “de vento em popa”, então ficamos sentindo tranquilidade, paz, e muita alegria no coração.

O andar diário na companhia do Pastor Amado nos dá a certeza de que “O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu”. Ele dia a dia nos restaura a alma, nos concede saúde e paz interior. Podemos sentir que Ele nos dirige, ilumina nosso caminho. Ele faz tudo isso “por amor do seu nome”, ou seja, Ele cumpre suas promessas. E a Palavra de Deus é farta das promessas de que “Ele tem cuidado de nós”. 

Não estamos isentos de sofrer problemas, enfermidades, perigo de morte, grandes ameaças à nossa integridade física, morte espiritual, depressão, desânimo, desespero, desesperança, mas, mesmo que chegue esse dia, quando caminhamos diariamente na companhia do nosso Pastor, podemos dizer: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”. O não ter medo em um desses momentos significa uma demonstração de fé, de confiança no Pastor Amado e, isto alegra o Seu coração. Sabemos que Ele está pertinho de nós, bem juntinho, e, quantas vezes sentimos que Ele nós dá colo.. . E quantas vezes sentimos que Ele precisa usar a vara para nos corrigi r, nos disciplinar e nos conduzir ao caminho da retidão... Mas, Ele nos consola dos erros que praticamos e nos corrige com amor. Quando Ele usa o cajado para nos consolar, está nos puxando para ficarmos juntinhos dele. Depois da disciplina, do arrependimento e do aprendizado, vem a consolação. Ah, que Pastor tão amoroso!

Há dias em que nos sentimos injustiçados. Somos feridos, machucados injustamente, perseguidos e atribulados, mas, quando andamos diariamente com o nosso Pastor, podemos afirmar: “Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.” Quando esses momentos chegam, podemos ficar cheios de esperança e da certeza de que Deus fará justiça. Chegará o dia em que nossos inimigos serão desbaratados e envergonhados. E cantaremos o “Cântico de Vitória” que se encontra em Romanos 8 . 31-39. Vale a pena fazer a leitura deste texto. “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nos? ... Mas, em todas essas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou...” O Senhor então nos honra, fazendo com que os inimigos assistam a celebração da vitória, tomem conhecimento de tudo o que o Senhor nos tem feito. E então Ele nos “unge” derramando Seu Espírito Santo em profusão em nossa vida, nos conduzindo à uma consagração diária, fazendo assim com que o nosso coração transborde de alegria, de Sua Graça.

Finalmente, o andar diário com o nosso Pastor nos trará a certeza de que: “Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver”. Sim, Ele nos cercará com sua bondade e amor a cada novo dia. Seremos abençoados constantemente, neste caminhar diário com Ele. O seu amor manifestado através da Suas misericórdias será renovado a cada manhã, assim como afirmou Jeremias: “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se a cada manhã; grande é a sua fidelidade!” – Lamentações 3.22-23 .

Finalmente podemos dizer: “E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida”. Esta é uma forma de reconhecimento da nossa parte, por tantas bênçãos que o nosso Pastor Amado tem derramado sobre nossas vidas. É um tipo de renovação de pacto de dependência d’Ele, de fidelidade a Ele.

 

Reflexão: Depois de sermos supridos diariamente, recebermos descanso, paz interior, cura, saúde, livramento de morte, de ameaças dos inimigos, de ser disciplinado e restaurado, ser tratado com amor e misericórdia, de sermos honrado por Ele na presença dos inimigos, de recebermos unção, e alegria transbordante, só nos resta firmarmos este compromisso de continuar andando diariamen te na bendita companhia do nosso Amado Pastor! Que Ele nos abençoe! Amém!

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...