Escrito por Enilda Falcão Lins    Qua, 25 de Setembro de 2013 22:30
PDF
Escutando O Senhor Falar
Tamanho da Fonte

Salmo 85

­“Escutarei o que Deus, o SENHOR, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura.” Salmos 85:8 .

Este Salmo expressa o desejo do servo de Deus de obter o livramento de suas aflições presentes, e para isso, ele recorre a Deus, que o livrou dos sofrimentos do passado.

Sim, Deus está sempre disposto a nos ajudar nos momentos difíceis da nossa vida. Muitos sabem perfeitamente o significado das palavras do salmista, pois passaram por momentos difíceis, causados por uma vida de desobediência para com Deus. Quando foram disciplinados pelo Senhor, clamaram, se humilharam, houve quebrantamento e, Deus amorosamente veio ao encontro dos filhos queridos, que desejavam ser restaurados.

Acontece que muitas vezes não queremos ouvir o que Deus nos quer falar e, agimos por conta própria. Tomamos decisões sem consultá-lo e, quantas vezes “quebramos a cara”! O salmista por experiência própria, depois de ter fraquejado, de exercer o governo de sua vida, fazendo o que bem queria e entendia, e, depois de passar por um quebrantamento e ser restaurado, ele declarou: “Escutarei o que Deus, o SENHOR, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura.” Salmos 85:8 .


Deus está sempre acessível, disposto a nos libertar dos sofrimentos, a nos perdoar os pecados e nos restaurar. Em II Crônicas lemos o que Deus disse ao Seu povo: “E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. II Crônicas 7.14.

O Salmo em estudo é uma chamada à vigilância. Devemos estar atentos ao que Deus nos fala, devemos ter cuidado para não esquecer as lições do passado, e o que Deus fez por nós, nos restaurando. A nossa tendência é nos acomodar quando tudo está bem. Se não tomarmos cuidado, podemos novamente sair dos trilhos e, começaremos mais uma vez a governar nossa vida, em lugar de deixar que Deus nos governe. Um ouvido surdo é problemático! Quando não ouvimos bem, não temos condições de desenvolver uma vida normal, saudável e produtiva, e tudo que fizermos será deficiente. Todo mundo tem cera no ouvido. A cera ajuda a matar os germes e a proteger a parte inferior do canal auditivo, mas, se não tivermos cuidado com os ouvidos , se descuidarmos ou usarmos práticas indevidas para limpar e remover o excesso da cera podemos causar danos graves, como diminuição auditiva e, até mesmo a perda da audição. É necessário que estejamos com nossos “ouvidos limpos”, de forma adequada e bem abertos, para que possamos escutar a voz do Senhor nos orientando e dirigindo nossa vida.

Quando saímos da direção de Deus, quando desprezamos Seu Governo, então começamos a incorrer nas falhas que cometemos no passado, assim como aconteceu com o povo de Deus no tempo dos Juízes, que viviam em um círculo vicioso: pecado, sofrimento, arrependimento, livramento, pecado, sofrimento, arrependimento, livramento... etc. etc.

Reflexão: Que estejamos atentos para ouvir o que Deus tem para nos dizer no nosso caminhar diário. A cada novo dia são tantas as decisões que temos que tomar. Será que estamos consultando ao Senhor? Estamos escutando o que Ele tem nos falado? O salmista tomou uma decisão sábia: “Escutarei o que Deus, o SENHOR, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não volt em à loucura.”  E você, qual será a sua decisão? Pense nisso!

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...