Escrito por Enilda Falcão Lins    Sáb, 14 de Setembro de 2013 13:38
PDF
Enfrentando momentos difíceis
Tamanho da Fonte

Ezequiel 34 .30-31.

Elas saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, estou bem junto delas. Vocês, minhas ovelhas, ovelhinhas do meu pasto, vocês são homens simplesmente; mas Eu, Eu sou o seu Deus, diz o Senhor.” (Bíblia Viva).

Estamos vivendo dias bastante complicados em todas as áreas da vida, entretanto, o enfoque que eu quero dar é nos relacionamentos, no cuidar, no ajudar, no ouvir, no compartilhar. Tudo está ficando mais difícil... Sentimos dificuldade em manter relacionamentos saudáveis dentro de nossa própria casa, entre nossos familiares, entre pessoas da nossa comunidade, pois, cada um está tão envolvido com seus próprios problemas, que não tem tempo de parar um pouco e voltar-se para ajudar alguém que está sucumbindo no emaranhado de situações que não soube por si só administrar. Infelizmente temos sentido este problema também nas nossas igrejas, em que há pastores que têm deixado de olhar com mais dedicação e zelo, a aflição pela qual está passando determinada ovelha. Muitas vezes chegamos a ficar desorientados, abatidos, desanimados diante da nossa impotência, de nossa limitação para sairmos de determinadas situações, ou para solucionarmos algum problema que tanto nos aflige.  No texto de hoje, Deus nos lembra de que somos apenas homens, simples seres humanos e, por isso temos nossas limitações,  fraquezas, e também nos lembra de que Ele, o Senhor, está sempre pertinho de cada um de nós.

Quando não tivermos acesso ao socorro humano, lembremos de que Ele, o nosso Senhor Jesus Cristo está sempre atento às nossas necessidades e dificuldades. Quando O buscamos, quando clamamos por Ele, estejamos certos de que a providência virá. Em Mateus 7 . 7-8 lemos: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham, e a porta será aberta para quem bate.” Muitas vezes temos medo de pedir ajuda porque nem sempre temos as respostas, mas, no texto acima, encontramos Jesus nos estimulando a ter interesse e perseverança em buscar ajuda, quando ele diz: “procurem”... Talvez tenhamos batido em algumas portas que não se abriram, mas, Ele diz: “batam, e a porta será aberta para vocês.

Quando estivermos enfrentando grandes tentações ou aflições, lembremos de que Jesus caminha ao nosso lado, sempre pronto a nos socorrer, a nos dar forças e ajuda para vencermos essas duras provas. Ele também sofreu tentações quando esteve aqui, e se identifica conosco nesses momentos. Em Hebreus 4 . 15-16 lemos: “O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.” Quando estivermos presos nos emaranhados da rede do tentador, saibamos que o Bom Pastor está ao nosso lado. Basta que o chamemos e que nos lembremos dele, que cheguemos até ele em oração e, com certeza ele estará pronto a nos dar forças e nos ajudar a sair dessa emboscada. “As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela”. I Coríntios 10.13.

Se o nosso problema é uma enfermidade, lembremos de que Jesus também se identifica conosco, pois ele foi chamado de “o homem de dores”, e “levou sobre si as nossas dores e enfermidades”. Ele também estará ao nosso lado e nos dará forças para suportar e vencer as provações. Ele, o Bom Pastor, cuida com desvelo e carinho de suas ovelhas feridas e as carrega no colo. Nós não estamos sozinhos nas nossas limitações humanas, pois, o Senhor está ao nosso lado, e atento às nossas fraquezas e necessidades.
Se o nosso problema é o medo de fracassar, de não conseguir a vitória, também não devemos abrigar esse sentimento em nosso coração, pois, se o Senhor está ao nosso lado, nada temos do que temer. “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo, tu me proteges e me diriges.” Salmo 23.4.

Se estivermos sofrendo injustiça, nos sentindo desanimados, ofendidos, agredidos, também nós devemos lembrar de que o Bom Pastor se identifica conosco, pois não teve quem sofresse mais do que Ele todas essas coisas. Jesus está sempre ao nosso lado para nos ajudar a vencer todos os momentos difíceis. Ele deixou o exemplo de como devemos proceder nesses momentos. Em I Pedro 2.21-23 lemos: “Pois foi para isso que ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos. Ele não cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira. Quando foi insultado, não respondeu com insultos. Quando sofreu, não ameaçou, mas pôs a sua esperança em Deus, o justo Juiz”. Isso significa não revidar, não dar o troco, mas, entregar tudo ao Pai que é Justiça.

Reflexão: Seja lá qual for a circunstância difícil pela qual estivermos passando, Deus hoje nos diz que para Ele não existe limitações. Ele é o Deus do impossível e, está sempre ao nosso lado. Somos suas ovelhas e Ele é o Bom Pastor. “E lembrem-se disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” Mateus 28 . 20. “Não há dificuldades em Deus. As dificuldades existem exclusivamente em nossa mente incrédula”. Thomas Charles.

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...