Escrito por Enilda Falcão Lins    Qui, 12 de Setembro de 2013 13:04
PDF
Quando me sinto cansado
Tamanho da Fonte

Isaías 40.29-31

Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” Isaías 40.29-31.

Gosto de ficar olhando a fisionomia das pessoas quando estou sentada em algum lugar público e, observo que muitas delas têm semblantes abatidos, desanimados, aparentando cansaço. A vida presente tem levado as pessoas a se sentirem assim. O tempo parece cada vez mais curto, não dá para cumprir tudo quanto foi estabelecido na nossa agenda para o dia... As pessoas vivem correndo de um lado para o outro, numa loucura desenfreada... Está havendo uma sede insopitável do ter, e sendo assim, quanto mais se consegue alguma coisa, mais se quer. Isso nós observamos em todos os aspectos da vida, seja no trabalho, nos estudos, na ânsia de amealhar fortuna, no galgar cargos e posições, e bem sabemos como tudo está cada vez mais difícil... Muitos não conseguem atingir seus objetivos, então se sentem sem um ideal, sem objetivos, e passam a viver segundo a música popular que diz: “Deixo a vida me levar...” São pessoas que estão cansadas de viver, estão frustradas, e levam a vida de qualquer jeito.

Estamos vivendo dias em que a pressa, o descartável, o imediatismo, estão sendo a tônica. Em matéria de informática, podemos sentir muito bem isso. Um computador que hoje é de primeira geração, amanhã já vai estar superado. O mesmo acontece com os aparelhos da telefonia celular. E o que dizer da concorrência que existe na busca de um emprego, nas vagas dos vestibulares, nos concursos públicos? É gente demais querendo participar dos certames, das provas, das entrevistas! Muitas dessas pessoas viram a noite estudando, quase não tem tempo nem para se alimentar direito. Poderíamos enfocar muitas outras situações, como os problemas do cotidiano que nos deixam abatidos, entristecidos, e acabrunhados, mas, vamos ficando por aqui. Com todas essas coisas, as pessoas vão se sentindo muito cansadas.

O cansaço, a frustração, o desânimo nos deixa a sensação de que nada está acontecendo em nossa vida. De repente as coisas parecem enfadonhas, a mesmice de sempre, tudo em preto e branco, sem a alegria das cores... Vive-se uma rotina tediosa... Trabalha-se tanto, e veem-se tão poucos resultados... Observemos que no texto em destaque o profeta Isaías ressalta que até os jovens se cansam (Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem). Isso me faz pensar no quanto a Bíblia é atual. Os jovens já se cansavam também no tempo do profeta Isaías, imagine hoje! É costume se ouvir que “os jovens parecem que já nasceram cansados...”

Certamente Deus não deseja uma vida assim para Seus filhos. Vida sem qualidade, vida cheia de egoísmo, em que o bem estar próprio é a prioridade, e o resto, se der tempo, ou se for cômodo, fica para depois... Sabe o que está nos faltando? Tempo de descanso, de buscar refrigério. Tempo para estar nos braços do Pai. Tempo para se voltar para dentro de nós mesmos, e repensar nossa maneira de viver. Tempo para mudar nossa filosofia de vida, em lugar de correr em busca do ter, se preocupar primeiramente com o ser. O Salmista Davi conhecia muito bem sobre o descanso, sobre o refrigério, senão vejamos: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.” Salmo 23. 1-3. Estamos nos cansando demasiadamente por desconsiderar esta necessidade prioritária de buscarmos o refrigério no Senhor Deus. Jesus disse: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” Mateus 11 . 28-29. Precisamos estar mais perto de Deus, descansando nas sombras das suas asas protetoras. O Salmo 91.1 diz: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”.

Deus sabe das nossas fraquezas e limitações, e está sempre de braços abertos aguardando que seus filhos O procurem. Através da Sua Palavra encontramos alento e esperança quando nos sentimos cansados, desanimados e frustrados. No texto básico de hoje, através do profeta Isaias, Deus nos encoraja a confiar n’Ele e nos promete dar forças, não apenas para um dia, mas, força que vai nos erguer, vai nos fazer alçar voos altaneiros. Esta é uma notícia maravilhosa! Não recebemos dele o ânimo e a força apenas momentaneamente, mas, passaremos a sentir uma força especial, comparada à força da águia, que é um animal resistente e que sabe superar os desgastes do tempo, os desgastes da vida.

Reflexão: Deus quer nos agraciar hoje com a benção de um viver com sabedoria, com disposição, com produtividade, bastando para tanto, que confiemos e esperemos n’Ele, pois, nos prometeu o seguinte:  “mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam”. Confiar no Senhor quando nos bate à porta o cansaço, o desânimo e a frustração só vai nos trazer o benefício de ter de volta o entusiasmo, a alegria de viver, com forças renovadas para enfrentarmos os novos obstáculos e reveses da vida. Que a nossa oração seja: “Mais perto quero estar, meu Deus de Ti...” Amém

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...