Escrito por Enilda Falcão Lins    Seg, 09 de Setembro de 2013 20:03
PDF
O Amigo Verdadeiro
Tamanho da Fonte

João 15.13-15.

Vocês serão meus amigos se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhe tornei conhecido.” Vs.14-15.

A amizade é a relação entre duas ou mais pessoas, fundamentada no amor, no respeito mútuo, na verdade, na íntima comunhão. Estas são as características da amizade, mas, infelizmente cultivar a amizade não é todo mundo que sabe. Algumas vezes desenvolvemos amizades que só nos traz aborrecimentos, frustrações e decepções, porque acontece faltar algumas das características acima citadas. Há pessoas que gostam de dizer que tem muitos amigos, mas, não se preocupam em cultivá-los, ou desenvolvem falsas amizades. Em Provérbios 18.24 lemos: “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, ma s existe amigo mais apegado que um irmão”.

Jesus no texto em destaque está se apresentando como o nosso verdadeiro Amigo. Ele inicialmente nos mostra que devemos ser obedientes a tudo quanto Ele nos ordena. Isto significa que existe amor, respeito, e verdade. Depois, salienta que ocupamos uma posição muito diferente da posição de servo, passamos a ser amigos, porque somos participantes de sua intimidade com o Pai. Isto significa que existe a íntima comunhão.

 

 

Jesus nos deu a maior prova de amizade quando ofereceu a própria vida em nosso favor. Amizade genuína significa doar-se, entregar-se. Em João 15.13 lemos: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”. Morrer por pessoas que não mereciam como, ladrões, prostitutas, adúlteros, mentirosos, viciados, por pessoas más, entretanto, Jesus, nosso melhor Amigo, fez isto por nós.

Com sua amizade, Ele nos oferece uma posição de grande importância e da mais alta confiança, a de sermos participantes com Ele da sua herança, pois, Ele nos considera como irmãos, e o Pai como seus filhos. Em Romanos 8 .17 lemos: “E se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo.”

Reflexão: Jesus é o nosso melhor Amigo. Ele nos faz participantes de sua intimidade com o Pai, nos deu a condição de sermos filhos de Deus e, consequentemente, de sermos seus irmãos, participantes de sua herança. Ele é o Amigo que jamais falha, e nos momentos mais difíceis está sempre presente, nos confortando. Quando nos sentimos cansados e desfalecendo, ele nos estende a mão, Se o mundo nos despreza, ele jamais nos abandona, mas, nos acolhe e m seus braços e nos consola.

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...