Escrito por Enilda Falcão Lins    Qui, 11 de Abril de 2013 15:33
PDF
Uma Dívida Que não Tem Fim!
Tamanho da Fonte

Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros, pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.Romanos 13 . 7-8.

No capítulo 13 da Carta de Paulo aos Romanos, o Apóstolo nos faz entender que temos obrigações e deveres para com as autoridades e para com o Estado, deveres morais e éticos para com a sociedade. Nós, como discípulos de Jesus, não estamos isentos desses deveres, muito ao contrário, temos uma responsabilidade imensa perante o mundo, de demonstrar que somos diferentes. Hoje estamos vivendo dias complicados, onde fazer a diferença tem sido muito difícil para aquele que se diz seguidor de Jesus. Ora, ele como discípulo do Mestre, tem por obrigação ser exemplo, seu proceder deve ser correto, d eve ser cumpridor dos seus deveres morais, sociais e cívicos.

O texto dá ênfase quando diz: “Pagai a todos o que lhes é devido...” Devemos, portanto, ser um bom cumpridor dos nossos deveres e obrigações, sermos bons pagadores dos nossos compromissos comerciais. No versículo 8, lemos: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma...”. Significa que, se tomamos algo emprestado, ou se compramos a crédito algum objeto, ou se contratamos um serviço com alguém, que não devemos faltar com a nossa obrigação de honrar a nossa palavra, devolvendo o objeto no prazo prometido e, pagando as contas nas datas do vencimento. Crente inadimplente é coisa séria! É por isto que devemos ter bastante cuidado em só adquirir alguma coisa se tivermos condições financeiras de honrar o pagamento. A ordem do Senhor através do Apóstolo Paulo é: “Pagai a todos o que lhes é devido...”

É importante salientar que o pagamento não se refere apenas à parte monetária, ou devolução de algum objeto que se pediu emprestado. Quero inclusive dizer que muitas vezes se pede emprestado um livro, ou um CD e, os tais objetos não são devolvidos. O que é muito triste! Mas, o pagamento aqui no texto vai mais além do dinheiro que se deve a alguém, pois, faz referência a que se deve pagar “Tributo”, como por exemplo, o IPTU, “imposto”, como no caso do Imposto de Renda, e ainda o “respeito” e a “honra”.

Continuando o versículo 8, Paulo dá ênfase a um grande princípio que deve reger as relações do discípulo de Jesus e, que está fundamentado na palavra do Mestre quando ele disse: “Amai-vos uns aos outros”. O grande princípio consiste em: “A ninguém devais nada exceto o amor com que vos ameis uns aos outros”. É o amor a única dívida que não conseguimos quitar plenamente. A cada novo dia esta dívida é renovada e, sendo assim, temos que sempre pagar o amor ao nosso próximo e, no outro dia, lá estamos nós novamente endividados!

Portanto, o amor deve reger nossas relações com pessoas de outras classes sociais, de outras raças, de outros credos religiosos, e, quando assim agimos, nos diz o texto que “pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei”.

Reflexão: Jesus foi indagado por um doutor da lei, sobre qual seria o grande mandamento. E Jesus então, prontamente respondeu ”Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”. Depois, complementando ele disse qual seria o segundo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Aí estava resumida toda a lei. Portanto, “quem ama ao próximo tem cumprido a lei”. E o AMOR a Deus e ao próximo sempre deve ser renovado a cada dia, pois, é uma dívida sem quitação. Amém?    

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...