Escrito por Enilda Falcão Lins    Dom, 03 de Fevereiro de 2013 17:57
PDF
O Valor de Uma Amizade Sincera
Tamanho da Fonte

II Reis 4. 8-37.

Corre ao seu encontro e dize-lhe: vai tudo bem? Contigo, com teu marido, com o menino? Ela respondeu: Tudo bem.” “Porém disse a mãe do menino: Tão certo como vive o Senhor, e vive a tua alma, não te deixarei. Então ele se levantou e a seguiu.” II Reis 4. 26 e 30.

Como é bom ter amigos, saber que podemos contar com eles em todos os momentos, nos alegres e também nos mais duros e difíceis! A sunamita possuía um grande amigo, o Profeta Eliseu. A cada dia que passava essa amizade se tornava mais sólida, porque acima de tudo existia o amor e o temor a Deus em ambos.

Uma tragédia havia acontecido na vida daquela mulher. Seu filho ficou doente e faleceu. Que dor aguda ela padecia! Quanto sofrimento! Seu único filho se encontrava inerte em seus braços! Mas, a sunamita era uma mulher de fé. Não se entregava às circunstâncias difíceis. Não se deixava abater. Colocou a criança deitada na cama do homem de Deus. Sabia ela que Deus, o Deus do impossível poderia fazer algo por ela. Sabia também que podia recorrer ao seu fiel amigo. Assim, sem dizer nada ao seu marido sobre a situação do filho, pediu para que preparassem para ela um carro para ir ao encontro do seu amigo Eliseu. Ela preferiu calar, pois, seu esposo não entenderia. Ele não era uma pessoa cheia de fé. Ele não entenderia que se deve busc ar a Deus em qualquer circunstância. Assim, ela partiu cheia de espera nça e de fé. Seu grande amigo poderia trazer uma solução para o problema, ou, pelo menos, confortar o seu coração dolorido.

Ao vê-la, o profeta enviou o seu ajudante ao seu encontro. Mandou-o perguntar se ia tudo bem com ela, o marido e o filho. A resposta dela foi: “Tudo bem”. Na verdade, nada ia bem. Por que ela omitiu a verdade? Teria ela necessidade de mentir? Não. Ela não teve a intenção de mentir. Ela foi prudente. Ela queria dizer a sua situação apenas ao profeta. Há pessoas que saem contando tudo o que se passa para os outros. Lamuriam-se, murmuram e de nada adianta esta atitude. Contar coisas íntimas, problemas, não se faz a qualquer pessoa. Aquela mulher sabia disso. Ela respondeu com a simples saudação tradicional “shalom” que quer dizer paz, saúde, prosperidade. Ela não tinha nada a conversar com quem quer que fosse, até expor suas a ngústias diante do homem de Deus que lhe haveria de mostrar a soluçã o para aquele problema.

A sunamita contou todo seu sofrimento ao profeta e, este passou a tomar as providências. Queria enviar o seu servo Geazi com o seu bordão para resolver o problema, mas a sunamita não aceitou. Apenas o grande amigo serviria. Ela disse: “Não te deixarei!” Ela não abria mão do amigo. Ela precisava que ele fosse pessoalmente. E assim, o profeta acompanhou a sua amiga até o seu lar e, ao chegar ao quarto, através do poder de Deus, trouxe aquela criança de volta à vida. Fez uma oração de fé, uma oração poderosa e Deus o ouviu. Aquela mulher voltou a sorrir!

Como é bom confiar em Deus! Como é bom ter amigos fiéis!

Reflexão: Jesus é o nosso Grande e Melhor Amigo! Ele está sempre pronto a nos ajudar e a nos socorrer nos momentos mais difíceis. O seu amor é tão profundo que deu a sua vida por nós, na cruz do calvário, a fim de que recebêssemos a salvação, a vida eterna. “Que grande amigo é meu Jesus! Tão Santo bom e terno!” Que possamos desfrutar da amizade fiel e sem limites do Grande Amigo Jesus, no nosso viver diário! Que Ele nos abençoe!

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...