Escrito por Enilda Falcão Lins    Ter, 03 de Abril de 2012 14:28
PDF
Amor: Fundamento Básico Para Nossa Vida
Tamanho da Fonte

I Coríntios 13.4-7.

Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.

Há muitas pessoas que estão preocupadas em ter um crescimento espiritual cada vez maior e fazem muito bem, mas, estão procurando apenas de uma forma exterior. Na igreja parecem ser pessoas tão santas, fazem orações longas e eloquentes, se dizem leitores assíduos da Bíblia, mas quem está de fora não percebe esse crescimento. Não vivem a Bíblia na prática. Em Tiago 1 .22, lemos: “E sede cumpridores (praticantes) da palavra e não somente ouvintes.” Muitas pessoas estão se ndo apenas ouvintes e não praticantes! Vão à igreja dominicalmente, armazenam verdades através do sermão do pastor, lêem a Bíblia em casa, pedem até mensagens a Deus, mas não pedem a Deus para ajudá-las a por em prática essas mensagens que recebem pelo ler e pelo ouvir.

Então, muitos estão achando que o fato de orar e ler a Bíblia e ir à igreja aos domingos as fará crescer espiritualmente, esquecendo-se de que a obediência à Palavra de Deus é fundamental. Jesus deixou bem claro o fundamento básico para a vida do homem e muitos estão esquecendo-se de por em prática: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mateus 22 .37-39.

De todos os mandamentos, o maior é o amor. A maior evidência de que alguém está crescendo espiritualmente é quando ela consegue amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo. Amor sem reservas. Amor desinteressado. Amando a pessoa da maneira que ela é, sem que seja necessário que ela mude e fique da forma que apreciamos para que possamos amá-la. Jesus nos ama como somos, com todos os nossos defeitos. É dessa forma que ele quer que amemos as pessoas. O amor em sua vida é que vai dar evidência de que você é realmente nascido de Deus. I João 4.7 diz: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é n ascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor”.

Ainda a Palavra de Deus nos mostra quando estamos em trevas ou na luz, de acordo com o nosso amor. Vejamos I João 2.9-10: “Aquele que diz que está na luz e aborrece a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que amar a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo”.

Nunca se entra em contato tão íntimo com o oceano do amor de Deus como quando se perdoa e ama seus inimigos”. Corrie Ten Boom.

Reflexão: Se você leu direitinho, com oração e meditação o texto de I Coríntios 13.4-7, vai verificar como é o amor, suas características, e se ele realmente está presente em sua vida. Procure verificar como está se u relacionamento com seu cônjuge, seus irmãos em casa, com seus pais, seus filhos, com os irmãos na igreja, com seus colegas na escola, no trabalho, seus vizinhos e, peça a Deus para ajudá-lo a por em prática o mandamento do amor. “De todas as coisas que nos irão surpreender na manhã da ressurreição, esta, creio eu, é a que mais causará surpresa: que amamos tão pouco a Cristo durante nossa vida.” J. C. Ryle.

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...