Escrito por Enilda Falcão Lins    Qui, 15 de Março de 2012 13:08
PDF
Descansando No Senhor
Tamanho da Fonte

Salmo 37.

Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará. Descansa no Senhor, e espera nele...” (vs. 5 e 7).

Lendo este Salmo, descobri cinco ordens expressas de Deus para nossa vida. Elas são fundamentais para um viver reto e agradável diante do Pai, para um viver feliz e de sucesso.

1 – “Confia no Senhor”. Deus quer que tenhamos total confiança nele, seja lá qual for a circunstância que estejamos vivendo. Os momentos difíceis às vezes nos levam ao desânimo, à dúvida, ao desespero, mas, Deus não se alegra quando nos encontramos num estado tão negativo. A fé em nosso Deus de amor tem que ser forte e inabalável, pois é de acordo com a firmeza da nossa fé que o Senhor atende as nossas súplicas. Tiago 1 .6-7 diz: “Peça-a, porém com fé e não duvidando; porque o que duvida é s emelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma parte para outra. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” Confiar no Senhor, haja o que houver, e continuar fazendo o bem é a ordem expressa de Deus que redunda no suprimento total dele para a vida do homem, pois nada lhe faltará.

2 – “Deleita-te também no Senhor” – Deleite significa intenso prazer, satisfação íntima, suave e plena. É isso que o Senhor deseja de nós, que tenhamos nele todo o prazer, toda alegria em obedecer aos seus mandamentos, assim como nos diz o Salmo 1.2: “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite”. A estes, o Senhor também tem a alegria e o prazer de conceder os desejos dos seus corações.

3 – “Entrega o teu caminho ao Senhor” – Trata-se de uma confiança ainda mais acentuada do que a comentada no versículo 3. Deus quer que nos entreguemos totalmente a ele, sem reservas. Os caminhos do Senhor são diferentes dos caminhos dos homens. Vejamos Isaias 55.8: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor”. Provérbios 14 .12: “Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles são os caminhos da morte”. Devemos, pois, entregar todos os nossos planos ao Senhor, todos os nossos desejos, anseios, todos os nossos problemas, toda a nossa vida com plena confiança, e “tudo ele fará”. Caminhar assim é caminhar seguro até o fim da existência terrena.

4 – “Descansa no Senhor e espera nele” – Depois de uma total entrega de nossa vida, caminhos, problemas, planos, etc, então só nos resta agora descansar nele. Ficar em quietude! Quantas vezes entregamos um problema ao Senhor e queremos ao mesmo tempo agir, tomar providências e só atrapalhamos o agir de Deus. Descansar no Senhor é permitir que ele lute por nós, que aja por nós, que resolva tudo por nós. Descansar, entretanto, não significa absoluta passividade, mas, até o momento que o senhor nos der o sinal de marcha, devemos estar em oração. Enquanto oramos, estamos esperando nele e ele está agi ndo, e, quando menos esperamos, aquilo que antes estava tão difícil, tão confuso, tão nublado, torna-se límpido, claro, porque apenas descansamos e esperamos nele e, ele agiu! Que delícia é crer em Cristo! Assim como nos diz o Salmo 91: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”, devemos nos sentir seguros e totalmente protegidos pelo nosso Pai amoroso. “Sob suas asas estarás seguro.”

5 – “Deixa a ira e abandona o furor” – Uma das características de Cristo é a mansidão. Em Mateus. 5.5 lemos: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” No versículo 9 do salmo 37 lemos: “Os mansos herdarão a terra.” “A palavra hebraica que no português é traduzida por manso, genericamente significa ser moldado. O salmista diz também: “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenha inveja dos que praticam  a iniqüidade” – v.1, mas, antes, “entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. Isto significa tornar-se como massa nas mãos de Deus, para ser moldado por ele, entregar a vida aos propósitos divinos e eventualmente receber o prêmio do sucesso pessoal” (A Psiquiatria de Deus – Charles L. Allen).

Reflexão: Que estas cinco ordens expressas por Deus, para nossa vida hoje, possam ser realmente obedecidas e, com certeza teremos a confirmação de “que delícia é crer em Cristo, em seu nome confiar, aceitar os seus ensinos e as promessas desfrutar!” Amém!






 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...