Escrito por Enilda Falcão Lins    Sex, 13 de Maio de 2011 10:49
PDF
Crescendo Cada Vez Mais
Tamanho da Fonte

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”.  I Tessalonicenses 4.1-12.

“Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto a maneira porque deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais.” (v1).

“Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação...” (v3).

Paulo em sua Primeira Carta aos Tessalonicenses nos faz ver que a vida cristã é dinâmica. Ela jamais será estática, pois não existe um ponto de perfeição enquanto estivermos aqui no mundo. Jamais alguém deve pensar que já está suficientemente consagrado, santificado, cheio do Espírito Santo. A vida cristã se caracteriza por uma progressão constante, com o objetivo de um dia atingirmos a condição de “homem perfeito”, à semelhança de Jesus Cristo. Embora aqui no mundo não alcancemos esse nível de perfeição, entretanto, poderemos a cada dia chegar mais perto, assim como aconteceu com Paulo, a ponto dele exclamar: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Entretanto, ao mesmo tempo ele reconhecia a necessidade de ainda continuar crescendo na sua vida cristã e disse “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito, mas, prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado, mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Portanto, se você já atingiu um nível mais elevado de vida espiritual, de santificação, não se acomode, não se conforme com ele, pois o processo é contínuo e crescente conforme assegurou Paulo quando disse: “Continueis progredindo cada vez mais”. Deus deseja que sejamos cada vez mais santos, em toda a nossa maneira de viver. Isto significa em todas as áreas da nossa vida, seja na vida familiar, sexual, no trabalho, nos relacionamentos, na vida em comunidade, quando devemos cada vez mais nos exercitar na prática do amor (v. 9-10). Os tessalonicenses se destacavam no amor fraternal, entretanto Paulo não deixou de admoestá-los dizendo: “Contudo vos exortamos irmãos, a progredirdes cada vez mais”.

O meu pai, Pr. Silas Alves Falcão escreveu: “Crescendo nesse amor, o cristão se torna sincero e sem ofensa para o dia de Cristo. Sinceridade e santidade são irmãs gêmeas. O caráter que não apresentar esses atributos não terá parte com Cristo, no seu glorioso dia. Crescer no amor é, portanto, preparar-se para viver eternamente com Jesus”.

Finalmente, o texto nos exorta a fim de que nos santifiquemos na vida aqui no mundo (vs. 11-12). Devemos viver com dignidade, com toda honestidade em todos os setores da nossa vida. Em Efésios 4.28 lemos: “Aquele que furtava, não furte mais, antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”. O furtar aqui no texto se refere ao subtrair objetos de alguém, mas, podemos também pensar no furtar com outras conotações como, por exemplo: Podemos furtar o tempo, quando conversamos fora de hora no trabalho, quando chegamos atrasados no trabalho e assim mesmo assinamos o ponto, quando deixamos de pagar os impostos, quando deixamos de pagar nossas dívidas, etc.

Reflexão: Que possamos, à luz da Palavra de Deus, procurar crescer a cada dia em nossa vida espiritual, em santificação. Que continuemos progredindo cada vez mais, assim como nos exorta Paulo, até que um dia alcancemos a plenitude, a perfeição, na eternidade com Cristo. Amém!

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...