Escrito por Enilda Falcão Lins    Ter, 03 de Maio de 2011 10:17
PDF
Como Alcançar a Verdadeira Sabedoria
Tamanho da Fonte

”Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.”  Provérbios 3:10.

Em Jó 28.28 podemos ler palavras semelhantes ao texto em destaque: “Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento”. O texto nos mostra como podemos alcançar a verdadeira sabedoria, que se encontra no temor a Deus e, em nos afastarmos do mal. Desta forma passamos a ter compreensão, entendimento das coisas espirituais. E à medida que vamos adquirindo a verdadeira sabedoria então vamos nos distanciando do mal.
Andar por conta própria, baseado na nossa própria sabedoria nos afasta da dependência do Senhor e, vai nos levar a trilhar por caminhos altamente perigosos. Devemos sim, permitir que Ele nos ensine os caminhos em que devemos andar e as decisões que devemos tomar. O Espírito Santo está sempre pronto a nos ajudar, pois Ele é quem ensina, guia e nos orienta a andar dentro da vontade de Deus.

Em Isaias 5.21 lemos: “Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes em seu próprio conceito!” Quando nos distanciamos da verdadeira sabedoria, começamos a andar segundo as obras da carne e nossa vida começa a fracassar. Tornamos-nos orgulhosos, egoístas, presunçosos. Em Romanos 12 . 16 lemos: “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros, em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde, não sejais sábios aos vossos próprios olhos”.

Provérbios 9.10 diz: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas”. Temer a Deus significa amá-lo e obedecê-lo acima de todas as coisas. Significa dar a Ele o primeiro lugar em nossa vida. À medida que buscamos o Senhor, que vamos conhecendo-o mais de perto, desenvolvendo uma intimidade com Ele, e aprendendo Seus ensinos, então vamos nos tornando verdadeiramente sábios. De nada adianta termos vários cursos universitários, pós-graduação, mestrado, doutorado, se não temos o temor a Deus. Se Ele não governa a nossa vida.

Reflexão: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. “Temer não significa ter medo, mas, significa honrar, respeitar, amar. Quem teme a Deus olha para a vida conforme a perspectiva divina e se esforça para viver de uma forma que agrade ao Senhor. Essa é a verdadeira sabedoria: Viver com Deus e para Deus, buscando sempre orientação na sua Palavra.” Jaime Kemp

 

Enilda Falcão Lins

Enilda LinsDrª.Enilda Lins, esposa do Pr. Isaías Andrade Lins Filho há 48 anos. Mãe de 3 (três) filhos, avó de 6(seis) netos. É Bacharel em Direito, advoga, é especialista na área de Direito de Familia, sendo Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Familia - IBDFAM.

Exercendo a advocacia há mais de trinta anos, a dra. Enilda Lins já exerceu diversas atividades no Serviço Público Municipal e também no Serviço Público Federal. Escritora de diversos artigos publicados em revistas e sites de cunho evangélico.


Autor deste Artigo: Enilda Falcão Lins

Exibir outros Artigos deste Autor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arquivos Recentes

Planejamento 2014 Download

Login Form

Informe seus dados de acesso

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Siga também...